FANDOM

Tonga é o diminutivo e leal companheiro de Jonathan Small e serve como antagonista no livro O signo dos quatro.

HistóriaEditar

Não se sabe muito sobre a vida de Tonga antes de ser salvo por Jonathan Small, além do fato dele ser nativo das Ilhas Andamão.

O ato de Jonathan salvar a vida do nativo cementou para sempre a lealdade de Tonga e ele ajuda Jonathan escapar da ilha num barco. Durante os anos, Jonathan diz que ele e Tonga embarcam em várias aventuras ao redor do mundo, procurando pelo tesouro roubado e também tentando sobreviver. Jonathan também admite usar Tonga como uma atração de circo, devido ao seu pequeno tamanho e aparência exótica.

Eventualmente, Jonathan é capaz de encontrar seu tesouro perdido na casa de Bartholomew Sholto e faz Tonga subir até o telhado e jogar uma corda para Jonathan subir. Porém, Tonga rapidamente assassina Bartholomew usando um dardo envenenado, o que deixa Jonathan com raiva, para a surpresa de Tonga. Com o tesouro em mãos, eles escapam da casa e alugam uma lancha a vapor com a intenção de irem até um navio maior que vai para a América do Sul.

Sherlock Holmes foi capaz de encontrá-los antes que pudessem escapar, e após uma breve perseguição, Tonga é baleado por Dr. Watson, mas seu corpo cai no rio e não foi recuperado.