FANDOM



Herlock Sholmes é uma paródia de Sherlock Holmes criada por Maurice Leblanc. Ele também conta com um ajudante que é uma paródia de Watson, chamado Wilson. Diferente de sua versão original, Sholmes sempre é enganado e mostra-se menos inteligente que seu rival, o ladrão Arsène Lupin.

PapelEditar

Aparece pela primeira vez na história "Herlock Sholmes chega tarde" (publicada originalmente com o nome La Vie extraordinaire d'Arsène Lupin: Sherlock Holmes arrive trop tard, mas teve seu nome mudado a pedido de Sir Conan Doyle). Primeiro encontro entre o "ladrão nacional" francês Arsène Lupin e o "grande policial inglês [...] Herlock Sholmes, o mais extraordinário decifrador de enigmas", girando em torno de uma passagem secreta, cujo segredo se perdeu com o tempo, que dá acesso ao castelo de Thibermesnil, cujos tesouros são cobiçados por Lupin (aqui sob o pseudônimo de Horace Velmont).

Sholmes também aparece no livro "Arsène Lupin contra Herlock Sholmes".

  • La Dame blonde (A Dama Loura): Divide-se em seis capítulos. Dois acontecimentos envolvendo uma dama loura e desaparecimentos misteriosos — o bilhete premiado do Sr. Gerbois e o diamante azul da condessa de Crozon — fazem com que chamem o célebre detetive inglês Herlock Sholmes, único capaz de enfrentar Lupin. Num brilhante trabalho investigativo, Sholmes descobre o segredo das quinze casas projetadas pelo arquiteto Destangue e "retocadas" com "tubos acústicos, passagens secretas, tábuas de assoalho que deslizam, escadas escondidas" por Lupin para lhe servirem de esconderijo e outros fins criminosos. Só que, nesse meio-tempo, Lupin lhe prega uma série de peças.
  • La Lampe juive (A Lâmpada Judaica): Divide-se em dois capítulos. O Barão Imblevalle, a quem roubaram uma lâmpada contendo uma joia preciosa, chama Herlock Sholmes para encontrá-la. Lupin envia uma carta ao detetive pedindo que não intervenha. Sholmes a ignora e vai para Paris com Wilson. Finalmente consegue encontrar a lâmpada judaica, mas descobre que sua investigação teve o efeito oposto ao pretendido. Na verdade atrapalhou os planos de Lupin que pretendia ajudar a família do Barão. Primeira menção na obra sobre Lupin do lado "bom" do "ladrão de casaca". "— Então, você faz o bem também? [pergunta Sholmes] — Quando tenho tempo. Isso me diverte. Acho graça que, na aventura que nos ocupou, eu tenha sido o gênio bom que socorre e salva, e você o mau que traz o desespero e as lágrimas. [responde Lupin]"

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.